Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/10/2017
Idade : 13
Ver perfil do usuário

Cyberbullying

em Sab Out 28, 2017 8:30 pm
O que é Cyberbullying?


Cyberbullying é o uso e difusão de informação difamatória em formato eletrónico, através dos meios de comunicação como correio eletrónico, mensagens (texto e multimédia), redes sociais, publicação de vídeos e fotografias em plataformas eletrónicas de difusão de conteúdos, de um indivíduo ou grupo que pretende, deliberadamente, e de forma repetitiva causar mal-estar noutro.

Na era tecnologia, do HI5, FaceBook, MySpace, Twitter, da Sociedade da Informação e do Conhecimento, deparamo-nos com graves delitos cometidos virtualmente. Para além da ajuda preciosa que estas ferramentas nos proporcionam, podem tornar-se também numa poderosa arma destrutiva, eficaz na humilhação e destruição da imagem social.

O agressor pode fazê-lo de diferentes formas – através de ameaças, – denegrir a imagem da vitima, causando sempre períodos de sofrimento e/ou stress. E, enquanto que, no bullying “tradicional”, o “bully” é geralmente o elemento com maior poder (tamanho, idade, força) dentro de um grupo local, na Internet, o agressor pode ter os mais variados perfis.

Existem vários tipos de Cyberbullying:

• Ameaça e Perseguição
Através do computador e “smartphones”, os agressores enviam sistematicamente mensagens ameaçadoras ou de ódio aos seus alvos. Os “bullies” podem inclusivamente adotar nomes ou “nicks” de outros utilizadores, para envolver outras vítimas no processo.

• Roubo de identidade
Ao obter acesso às palavras-passe da vítima, o agressor entra nas várias contas da vítima, acedendo ilicitamente a várias informações sobre a vítima em questão e causando vários problemas, como o envio de mensagens de conteúdo inapropriado para os contactos da vítima. Através do acesso a estas informações é possível ao agressor criar perfis em vários websites, muitas vezes com o objetivo de manchar a reputação online da vítima.

• Humilhação pública
Grande parte das vezes, este fenómeno baseia-se na humilhação pública, recorrendo às redes sociais ou ao envio de mensagens de correio eletrónico em massa para outros utilizadores, contendo imagens ou outros conteúdos que coloquem em causa a reputação da vítima.

• Envio de malware
Caso o agressor possua conhecimentos suficientes, poderá efetuar o envio de vírus e malware como forma de prejudicar a vítima. Note-se que estes vírus poderão ser veículos para alcançar outros objetivos como o roubo de informações pessoais.
O uso indevido das novas tecnologias faz com que aconteçam inúmeros delitos informáticos, conduzindo a uma elevada percentagem de casos de violência online, o Cyberbullying que remete para um tipo particular de violência, aquela que é perpetrada em torno das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação).
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum